terça-feira, 16 de agosto de 2011

Levita

       Sua origem está na tribo de Levi, uma das doze(12) tribos de Israel, e esta tornou-se destacada entre as demais no episódio da idolatria do povo de Israel ao bezerro de ouro ( Ex.32:26), e a  partir  deste  momento , esta  família  teve  real importância na vida e no culto Israel.

         Tal importância levou Moisés dedicar um livro do Pentateuco a esta tribo, o livro de Levíticos; tiveram uma missão de maior responsabilidade: cuidarem do Tabernáculo (Nm.1:49-54).

        Nessa época a música não estava associada ao serviço do culto.  O Levita auxiliava o Sacerdote no culto e nas obrigações do Tabernáculo: Levita auxilia no culto!!!

         Foi Davi, quem agregou a música ao culto judaico, e separou dentre esta tribo os que eram hábeis e de vocação à ministrarem ao Senhor com instrumentos e com vozes.  Em I Cr.23:13,26-32, encontramos uma descrição clara da missão do Levita e de sua função. No cap. 25:1 nos mostra como estavam agrupados estes Levitas para o serviço do culto.Observe o texto:
v.1- eram 03(três) os líderes deste ministério;
v.2- estavam todos sob uma liderança;
vs.2,6- tinham a missão de profetizarem através da música à casa de Israel;
vs.7,8- havia instrumentistas (mestres e discípulos) e um grande coral(mestres e discípulos), totalizando 288 mestres e 4.000 que tocavam e ministravam com cânticos ao Senhor.

Podemos, então, entender que Levita é alguém:
- que sabe SERVIR;
- que entende o seu papel e sua missão no culto(II Cr.3:3-14; 29:31; Ed.8:15-20);
- que sabe ser Adorador(Sl.134; 84:4).

Vocação.
        Uma grande verdade que precisamos concordar: “Deus não chama apenas os capacitados, mas capacita aos Seus vocacionados”.(Ex.35:30-36:1,2).

      Jesus nos chamou para sermos Discípulos e não adoradores profissionais.

       Nossa missão é sermos discípulos do Bom Mestre. A adoração é conseqüência de uma vida de comunhão com o Mestre Jesus.  Adorar  é  aprender  com  o  Senhor no caminho, a isso, eu chamo de Vocação;
      Vocação é ter chamada Levítica, mas um coração Samaritano veja (Lc.10:32-35);

     Aqui fica-nos o desafio de fazermos a diferença, em nosso ministério e em nossas vidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário