quinta-feira, 26 de maio de 2011

Más Amizades

NOME:_________________________________
Más Amizades-Amigos da onça
De tudo que a Bíblia fala sobre amizades, devemos aproveitar algumas lições importantes. Entre elas:

*Escolher cuidadosamente os nossos amigos, evitando amizades que nos levariam ao pecado.

*Valorizar amigos que nos corrigem quando erramos.

*Cortar amizades que prejudicam a nossa vida espiritual, especialmente quando os "amigos" incentivam o pecado e participação em religiões falsas.

*Ser amigos fiéis e de confiança, especialmente nos momentos difíceis quando os amigos mais precisam de nós.

*Sempre manter nossa relação com Deus acima de qualquer amizade humana, confessando a nossa fé no meio de uma geração perversa.

           Quando se trata de amizade, devemos valorizar qualidade, e não quantidade: "O homem que tem muitos amigos sai perdendo, mas há amigo mais chegado do que um irmão" (Provérbios 18:24)

              Deus o Pai, o Criador de todas as coisas, teve como amigos homens imperfeitos, como o é todo ser humano. "E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com seu amigo..." (Êxodo, 33.11a); "...e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e foi chamado amigo de Deus" (Tiago, 2.23). 
Não foi diferente com o Senhor Jesus, o Perfeito que, em seu tempo aqui, teve a Lázaro como amigo, e até chorou por ele - "Assim falou; e depois lhes disse: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono" (João, 11.11).

                Não devemos nós, também, procurar desenvolver amizades verdadeiras, nos padrões que o Senhor nos ensinou, dando também graças a Deus por elas? Certamente que sim! Fazer amigos faz parte do exercício do "amor derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi outorgado" (Romanos, 5.5).  

"Mas tu, ó Israel, servo meu, tu, Jacó, a quem elegi, descendente de Abraão, meu amigo..."(Isaías 41.8)

Vamos ver nessa lição  exemplos de maus amigos

Amnon e Jonadabe. Amnon, um dos filhos de Davi, não escolheu seus amigos como o fez o seu pai. Ao invés de cultivar amizades boas e saudáveis, ele escolheu como companheiro seu primo Jonadabe (2 Samuel 13:3). Quando Amnon falou com este amigo sobre os seus desejos errados pela própria irmã, Jonadabe teve uma oportunidade excelente para corrigir e ajudar o seu primo. Infelizmente, ele fez ao contrário. Ele "ajudou" Amnon a descobrir uma maneira de estuprar a própria irmã! Além de levar Amnon a humilhar e odiar a moça inocente e a magoar profundamente o seu pai (2 Samuel 13:4-21), o conselho de Jonadabe levou, afinal, à morte do próprio Amnon (2 Samuel 13:22-36).                                                                                                                                                                                                                                                                     Jonadabe até teve coragem de tentar confortar Davi depois da morte de Amnon! Que amigo!

Roboão e seus colegas. Roboão, neto de Davi, se tornou rei depois da morte de Salomão. No início do seu reinado, ele procurou conselho de várias pessoas antes de tomar uma decisão importantíssima. Ele valorizou a amizade com seus colegas acima da sabedoria dos homens mais velhos e experientes (1 Reis 12:7-11). A "ajuda" destes amigos contribuiu para a divisão do reino e diminuiu muito a influência de Roboão. Nossos amigos podem falar coisas que nos agradam, mas devemos dar ouvidos à sabedoria de pessoas mais sábias!

                    Paulo mostrou aos coríntios que, mesmo entre pessoas religiosas, é necessário evitar influências negativas: "Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes"   (1 Coríntios 15:33). No caso dos coríntios, alguns irmãos estavam espalhando doutrinas falsas, negando a ressurreição dos mortos. O fato de alguém participar de uma igreja ou se dizer cristão não é garantia de uma amizade saudável e edificante. Alguns aproveitam a amizade para induzir outros a aceitar doutrinas e religiões falsas. Moisés avisou sobre parentes e amigos que incentivam os servos de Deus a servir outros deuses e mandou que não concordassem, nem ouvissem, nem olhassem com piedade para aqueles falsos professores (Deuteronômio 13:6-8). Temos que julgar a árvore pelos frutos (Mateus 7:15-20), retendo o que é bom e nos abstendo de toda forma de mal (1 Tessalonicenses 5:21-22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário