quarta-feira, 18 de maio de 2011

Estudando A BIBLIA 1° Lição

A Bíblia,a palavra de Deus

                 A Bíblia é um livro especial que supera todos os outros.Ela foi escrita por 40 autores diferentes ,dos mais distintos e remotos lugares abrangendo aproximadamente 1.600 anos.Ela contém 66 livros divididos por velho e novo testamento,no velho testamento temos 39 livros e no novo testamento 27 livros.Ela foi escrita por uma ordem do Criador do mundo.Quando Deus fez um pacto com seu povo e ordenou os 10 mandamentos a Moisés ele lhe disse:”-Escreve estas palavras...(Êxodo 34.27)Ele fez o mesmo com o profeta Jeremias “- ...escreve um livro com todas as palavras que eu te digo.”(Jeremias 30.2).
              Até a ordem dada pelo Senhor a Moisés, o homem não tinha acesso a palavra de Deus escrita. Para revelar a sua vontade a toda humanidade, Deus escolheu pessoas certas e obedientes.Essas pessoas escreveram a Bíblia,com a  orientação do Espírito Santo.Tudo isso porque Deus queria que sua palavra permanecesse atual até os dias de hoje.
Muito tempo passou até que a Bíblia fosse escrita e chegasse a ser completa, assim como nós a conhecemos hoje. De acordo com as  referências bíblicas veja onde encontramos fundamentos para confirmar que a Bíblia é verdadeiramente a Palavra de Deus.

Então disse o Senhor a Moisés:Escreve isto para memorial num
livro e relata-o aos ouvidos de Josué...                                               Lucas 1.2


“Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma,sem
 ter revelado o seu segredo,aos seus servos,os profetas”                    2 Timóteo 3.16



Segundo no-los transmitiram os que desde o principio
 foram testemunhas oculares e ministro da palavra.                           Êxodo 17.14


Toda escritura é divinamente inspirada proveitosa
para ensinar,para repreender,para corrigir,para instruir                   2 Pedro 1.20,21
 em justiça.

 Sabendo primeiramente isso: que nenhuma profecia é de particular      Amós 3.7
interpretação.Porque a profecia nunca foi produzida por vontade
dos homens,mas os homens da parte de Deus falaram inspirados        
 pelo Espírito Santo.

Podemos então observar que a própria Bíblia confirma a sua
autoridade e verdade.

Houve uma época na história do homem em que não foi registrada qualquer revelação da parte de Deus.Nesse intervalo,que durou 400 anos,não surgiram escritores ou profetas inspirados por Deus.
Este intervalo de 400 anos se refere a um período entre Malaquias(ultimo livro do antigo testamento) e Mateus(primeiro livro do novo testamento.

 











             Durante esses 400 anos,muitos fatos importantes para o povo de Deus aconteceram,tais como:a reconstrução do templo de Jeruzalém,o domínio da Palestina por outros povos,o surgimento de novas seitas e outros grupos(fariseus,saduceus,herodianos,escribas)e de novas instituições(sinagoga,sinédrio).
            Depois do período interbiblico,que durou 400 anos,Deus revelou ao mundo seu filho Jesus por meio do novo testamento.
    A mensagem do antigo testamento diz respeito a vinda do messias,isto é à redenção do homem através de Jesus Cristo.No novo testamento,Deus revelou a sua palavra através de seu filho Jesus Cristo.O antigo testamento e o novo testamento também tem suas divisões.Vamos conhece-las.






 



A Bíblia é um livro muito importante,Não podemos de forma alguma desprezá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário