terça-feira, 5 de julho de 2011

Amizade:pais e Filhos


AMIZADE: entre pais e filhos?
                 Para que a família seja bem estruturada, construída em bases sólidas, é necessário que haja um bom relacionamento entre os pais. Um bom relacionamento entre pais e filhos é, sem dúvida alguma, a construção de uma família sólida, que achará condições de permanecer unida mesmo nos momentos difíceis de adversidades.                                                             Antes de imposições de regras e de leis que deverão ser obedecidas, os pais precisam construir um bom relacionamento de amizade.
                  A amizade entre pais e filhos, isto é, um relacionamento afetivo, é de extrema importância na formação da personalidade do indivíduo e também motivo para que as normas impostas sejam obedecidas.
          1.  O que os filhos devem aos pais
           Respeitar envolve ter consideração por alguém, obedecer, prestar reverência. É um sinônimo de honrar,
No âmbito familiar, o respeito é fundamental. Ele deve existir entre marido e esposa, entre pais e filhos. Uma das formas de respeitar os familiares é expressar e demonstrar amor por eles.
            No lar onde não há harmonia e amor, podem ocorrer abusos físicos ou emocionais que traumatizam toda uma vida. Palavras ásperas, divórcio, abandono na infância, ausência de contato físico entre pais e filhos (abraços e beijos), inexistência de uma vida espiritual familiar, falta de proteção à criança pequena, desequilíbrio emocional dos pais, vícios e desvios de caráter podem resultar em sérios problemas ao desenvolvimento infantil. Por isso alguns filhos não respeitam seus pais. Para eles, desrespeitá-los tem sabor de vingança.
           Mas a vontade de Deus é que respeitemos os nossos pais. Eis alguns itens que podem ajudar os filhos a restabelecerem o relacionamento com seus pais de forma saudável, conforme a vontade de Deus:

            Agir movidos pela graça de Deus: isso significa valorizar o relacionamento com eles não porque mereçam, mas porque esta é a vontade de Deus. O desafio é agir como o Cristo age conosco: ele nos ama, apesar de não merecermos.
            Valorizar os pontos positivos: pense em tantas coisas agradáveis que eles já fizeram com você, seja em momentos de lazer, passeios, período de férias ou mesmo através de bate-papos descontraídos.
            Valorizar os sacrifícios: provavelmente, seus pais abriram mão de várias coisas por você ou trabalharam duro pelo sustento da família. Valorize seus esforços.
           Tem compaixão: olhe para seus pais como Cristo olha para nós: com amor e compaixão.
           Perdoar: perdoe seus pais como Cristo perdoou você. Tenha um coração disposto a perdoar.
           Ajude outras pessoas: quando os filhos têm disposição para ajudar os outros, os pais sentem-se felizes e orgulhosos.
          Peça conselhos: os pais se alegram quando os filhos pedem sua opinião. Isso mostra respeito e consideração.
          Ore por eles: peça a Deus pela vida e pelo trabalho de seus pais.
         Estude a Palavra de Deus: Le a Bíblia alegra o coração dos pais cristãos.
         Elogie seus pais: um grande elogio é espelhar-se nelas na escolha do cônjuge. Quando os pais têm um casamento feliz e amoroso, os filhos procuram o mesmo para si.
         Abrace, beije: demonstre amor através de abraços, beijos e afirmações verbais.
         Ajude em casa: ajudar voluntariamente nas tarefas domésticas é uma demonstração de amor e gratidão.
         Fale sempre a verdade: Seja honesto não minta para seus pais.
        Para respeitar os pais ou qualquer outra pessoa é preciso atribuir-lhes valor. A maior atribuição de valor pessoal que recebemos vem do nosso Deus. Ele nos amou e nos aceitou como somos. E é ele quem nos fortalece para amar e respeitar as outras pessoas.
           2.    O que os pais devem aos filhos
           A educação do indivíduo é responsabilidade dos pais. Isto não pode ser deixado de lado nem a cargo de terceiros.
           A negligência traz prejuízos sem precedentes.
           É fato que existem as instituições que auxiliam na educação como a igreja, a escola etc. Porém, a responsabilidade foi dada aos pais (Pv 22.6)
           Em uma pesquisa realizada os adolescentes foram ouvidos e expressaram suas principais necessidades e o que esperam receber de seus pais.
           Relação de afeto. Eles desejam ver boa relação entre os pais. Demonstram a necessidade de
presenciar amor entre eles, como modele de identificação.
          Precisam ser ouvidos: Muitos pais não dão a mínima atenção ao que o filho lhe quer dizer. Quando muito ouvem apenas as palavras mas ignoram a mensagem nelas contida.
         Amor incondicional: Demonstre amor sem barreiras, aceitação irrestrita, sem cobranças exageradas ou mesmo indevidas. Faça elogios merecidos, dê a devida importância a fim de que seu filho sinta, que de fato, pertence  àquele grupo familiar.

        Vejamos dois exemplos de relacionamento entre pais e filhos:

Samuel –(1 Samuel)
1- Havia amor e compreensão entre seus pais (1:4-8, 22-23)
2- Era um filho ardentemente desejado (1:9-10, 20, 26-27)
3- Foi reconhecido como herança do Senhor e a Ele consagrado (1:11, 28)
4- Foi preparado para trabalhar e servir ao Senhor (2:11, 18-19; 3:1, 15 - sentido de utilidade, investimento na vocação, vestimenta adequada)
6- Foi treinado a obedecer prontamente (3:3-6 - princípio básico do temor a Deus)
7- Foi criado na verdade (3:18-19 - não tolerar a mentira)

Filhos de Eli:
1- Estavam na igreja e não conheciam a Deus (2:12 - dirigentes de trabalho que não ministram em casa)
2- Eram descontrolados em seus apetites e escandalizavam (2:13-17 – não foram disciplinados pelo comportamento inadequado)
3- Eli não acompanhava as suas vidas (2:23-24 - com quem andam, o que fazem)
4- Eli não agiu sobre a maldade deles, mas simplesmente entregou-os a Deus (2:24-25; 3:12-13. Os pais são responsáveis - Prv. 23:13-14)
5- Eli não corrigiu seus filhos e com isso desonrou a Deus (2:29-30 - de alguma forma tornou-se participante da maldade dos filhos 4:18)
 Como conseqüência, Deus abençoou o fruto do ventre de Ana (2:21; 3:20) , engrandeceu a Samuel e julgou a casa de Eli e sua descendência (2:31-32)

     Ninguém gosta de ser corrigido, mas todos nós precisamos de amigos que nos amam tanto que mostram os nossos erros: "Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos" (Provérbios 27:5-6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário