segunda-feira, 18 de julho de 2011

brincadeira sobre a Torre de Babel

  Os alunos divididos em grupos ou individuais fsarão uma “torre” de copos,porém cada copo só poderá ser  colocado mediante ao acerto de uma pergunta ou execução de uma tarefa.
Será dado 6 copos para cada equipe ou aluno vence o primeiro que completar a torre.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Amizade:pais e Filhos


AMIZADE: entre pais e filhos?
                 Para que a família seja bem estruturada, construída em bases sólidas, é necessário que haja um bom relacionamento entre os pais. Um bom relacionamento entre pais e filhos é, sem dúvida alguma, a construção de uma família sólida, que achará condições de permanecer unida mesmo nos momentos difíceis de adversidades.                                                             Antes de imposições de regras e de leis que deverão ser obedecidas, os pais precisam construir um bom relacionamento de amizade.
                  A amizade entre pais e filhos, isto é, um relacionamento afetivo, é de extrema importância na formação da personalidade do indivíduo e também motivo para que as normas impostas sejam obedecidas.
          1.  O que os filhos devem aos pais
           Respeitar envolve ter consideração por alguém, obedecer, prestar reverência. É um sinônimo de honrar,
No âmbito familiar, o respeito é fundamental. Ele deve existir entre marido e esposa, entre pais e filhos. Uma das formas de respeitar os familiares é expressar e demonstrar amor por eles.
            No lar onde não há harmonia e amor, podem ocorrer abusos físicos ou emocionais que traumatizam toda uma vida. Palavras ásperas, divórcio, abandono na infância, ausência de contato físico entre pais e filhos (abraços e beijos), inexistência de uma vida espiritual familiar, falta de proteção à criança pequena, desequilíbrio emocional dos pais, vícios e desvios de caráter podem resultar em sérios problemas ao desenvolvimento infantil. Por isso alguns filhos não respeitam seus pais. Para eles, desrespeitá-los tem sabor de vingança.
           Mas a vontade de Deus é que respeitemos os nossos pais. Eis alguns itens que podem ajudar os filhos a restabelecerem o relacionamento com seus pais de forma saudável, conforme a vontade de Deus:

            Agir movidos pela graça de Deus: isso significa valorizar o relacionamento com eles não porque mereçam, mas porque esta é a vontade de Deus. O desafio é agir como o Cristo age conosco: ele nos ama, apesar de não merecermos.
            Valorizar os pontos positivos: pense em tantas coisas agradáveis que eles já fizeram com você, seja em momentos de lazer, passeios, período de férias ou mesmo através de bate-papos descontraídos.
            Valorizar os sacrifícios: provavelmente, seus pais abriram mão de várias coisas por você ou trabalharam duro pelo sustento da família. Valorize seus esforços.
           Tem compaixão: olhe para seus pais como Cristo olha para nós: com amor e compaixão.
           Perdoar: perdoe seus pais como Cristo perdoou você. Tenha um coração disposto a perdoar.
           Ajude outras pessoas: quando os filhos têm disposição para ajudar os outros, os pais sentem-se felizes e orgulhosos.
          Peça conselhos: os pais se alegram quando os filhos pedem sua opinião. Isso mostra respeito e consideração.
          Ore por eles: peça a Deus pela vida e pelo trabalho de seus pais.
         Estude a Palavra de Deus: Le a Bíblia alegra o coração dos pais cristãos.
         Elogie seus pais: um grande elogio é espelhar-se nelas na escolha do cônjuge. Quando os pais têm um casamento feliz e amoroso, os filhos procuram o mesmo para si.
         Abrace, beije: demonstre amor através de abraços, beijos e afirmações verbais.
         Ajude em casa: ajudar voluntariamente nas tarefas domésticas é uma demonstração de amor e gratidão.
         Fale sempre a verdade: Seja honesto não minta para seus pais.
        Para respeitar os pais ou qualquer outra pessoa é preciso atribuir-lhes valor. A maior atribuição de valor pessoal que recebemos vem do nosso Deus. Ele nos amou e nos aceitou como somos. E é ele quem nos fortalece para amar e respeitar as outras pessoas.
           2.    O que os pais devem aos filhos
           A educação do indivíduo é responsabilidade dos pais. Isto não pode ser deixado de lado nem a cargo de terceiros.
           A negligência traz prejuízos sem precedentes.
           É fato que existem as instituições que auxiliam na educação como a igreja, a escola etc. Porém, a responsabilidade foi dada aos pais (Pv 22.6)
           Em uma pesquisa realizada os adolescentes foram ouvidos e expressaram suas principais necessidades e o que esperam receber de seus pais.
           Relação de afeto. Eles desejam ver boa relação entre os pais. Demonstram a necessidade de
presenciar amor entre eles, como modele de identificação.
          Precisam ser ouvidos: Muitos pais não dão a mínima atenção ao que o filho lhe quer dizer. Quando muito ouvem apenas as palavras mas ignoram a mensagem nelas contida.
         Amor incondicional: Demonstre amor sem barreiras, aceitação irrestrita, sem cobranças exageradas ou mesmo indevidas. Faça elogios merecidos, dê a devida importância a fim de que seu filho sinta, que de fato, pertence  àquele grupo familiar.

        Vejamos dois exemplos de relacionamento entre pais e filhos:

Samuel –(1 Samuel)
1- Havia amor e compreensão entre seus pais (1:4-8, 22-23)
2- Era um filho ardentemente desejado (1:9-10, 20, 26-27)
3- Foi reconhecido como herança do Senhor e a Ele consagrado (1:11, 28)
4- Foi preparado para trabalhar e servir ao Senhor (2:11, 18-19; 3:1, 15 - sentido de utilidade, investimento na vocação, vestimenta adequada)
6- Foi treinado a obedecer prontamente (3:3-6 - princípio básico do temor a Deus)
7- Foi criado na verdade (3:18-19 - não tolerar a mentira)

Filhos de Eli:
1- Estavam na igreja e não conheciam a Deus (2:12 - dirigentes de trabalho que não ministram em casa)
2- Eram descontrolados em seus apetites e escandalizavam (2:13-17 – não foram disciplinados pelo comportamento inadequado)
3- Eli não acompanhava as suas vidas (2:23-24 - com quem andam, o que fazem)
4- Eli não agiu sobre a maldade deles, mas simplesmente entregou-os a Deus (2:24-25; 3:12-13. Os pais são responsáveis - Prv. 23:13-14)
5- Eli não corrigiu seus filhos e com isso desonrou a Deus (2:29-30 - de alguma forma tornou-se participante da maldade dos filhos 4:18)
 Como conseqüência, Deus abençoou o fruto do ventre de Ana (2:21; 3:20) , engrandeceu a Samuel e julgou a casa de Eli e sua descendência (2:31-32)

     Ninguém gosta de ser corrigido, mas todos nós precisamos de amigos que nos amam tanto que mostram os nossos erros: "Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos" (Provérbios 27:5-6).